O INSTITUTO

O Instituto Desenvolver surgiu em 2018, durante o primeiro Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, realizado em Igrejinha, após a identificação da necessidade de uma instituição que pudesse suprir a demanda de qualificação profissional nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Educação Financeira, Desenvolvimento Pessoal e Comunicação; sobretudo para garantir oportunidades aos jovens.

Nos anos de 2019 e 2020, O Instituto esteve voltado à elaboração e realização de cursos, formações e eventos nas áreas de sua atuação para jovens do 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Ampliou seu público-alvo para jovens de até 29 anos e, por fim, para todas as idades. Desenvolveu inúmeras ações voltadas ao desenvolvimento municipal e regional na busca pela formação de um sólido ecossistema de inovação, inclusive se reinventando durante a pandemia com a migração de conteúdo para os meios digitais.

Mantido pela AJAVI (Associação dos Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha), o Instituto Desenvolver conta com uma gama de dezenas de voluntários qualificados e que se destacam nas suas áreas de atuação, buscando fomentar o empreendedorismo e a inovação, estimulando ideias disruptivas e oferecendo cursos e eventos que possibilitem uma mudança cultural que gere mais desenvolvimento.

Em sua segunda etapa de atuação na área do desenvolvimento regional, o Instituto Desenvolver passa a partir de 2021 a oferecer consultorias a empresas e municípios com foco na Inovação e Empreendedorismo. Passam a fazer parte de sua cartilha projetos e programas de consultorias e assessoramento voltados ao aprimoramento do atendimento aos alunos nas redes de ensino formal, empreendedorismo para jovens na grade curricular ou contraturno escolar, Smart Cities e Incubadoras tecnológicas em parcerias com as melhores universidades do estado.

 
 
Estrutura diretiva:
Guto Scherer - Co-founder e CEO
Luís Felipe Loro - Co-founder e Diretor
Priscila Maicá -  Coordenadora Geral
Alexandre Matte Junior - Coordenador do eixo de Empreendedorismo

Yuri Ribeiro - Coordenador do eixo de Inovação
Ádina Conradt - Coordenadora do eixo de Educação Financeira
Flávia Matte - Coordenadora do eixo de Desenvolvimento Pessoal
Lidiani Lehnen - Coordenadora do eixo de Comunicação.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão:

Promover a educação em áreas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social, além de incentivar o espírito inovador e empreendedor, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de construir uma sociedade mais desenvolvida, digna e com maiores oportunidades.

Visão:

Consolidar-se como instituição referência em educação e práticas de estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, atuando com padrão de excelência educacional e constante aprimoramento.

Valores:  

Deus, família e honra!

O Instituto Desenvolver norteará sua atuação de forma ética e transparente, valorizando as pessoas e buscando seu desenvolvimento pessoal e profissional.